Disciplina Responsável: Oficina de Informática Educacional e gestão da
Diretora da escola
Transversalidade: Cidadania
Público Alvo: 5º ano
Período: do 2º ao 4º bimestres
Justificativa
Considerando
a urgência da leitura na escola correspondendo a sua função social, conforme apregoa Délia Lerner em Ler e escrever na escola: o real,
o possível e o necessário da
editora Artmed, Porto Alegre, 2005; o que é proposto através do material didático
do “Programa Ler e Escrever” da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
em torno da leitura de jornal; o interesse dos alunos por trabalhos que
utilizem a informática, e a formação das duas profissionais, a professora de
informática e a diretora da escola, ambas formadas em Letras e mestres em
Estudos Literários, o presente projeto poderá subsidiar o trabalho das
professoras Regentes de classe no desenvolvimento do currículo de forma bem
sucedido a fim de atender as expectativas de aprendizagem dos conteúdos
referentes leitura, compreensão e escrita de textos para o 5º ano do ciclo I.
A 1ª Atividade que será desenvolvida
refere-se ao jornal que segue:
Bom dia/ Boa tarde, garotada dos 5ºs
anos A e B!!!
Será um imenso prazer participar do
processo de ensino e de aprendizagem de
leitura de jornal com vocês. Estou feliz
por poder dialogar com vocês virtualmente. Mas para que sejamos bem sucedidos é
preciso querer participar e ser dedicado.
Boa Leitura para todos!!! (Nilda)
Oficina de Leitura de Jornal On-line (responsáveis: professora Patrícia e
diretora Nilda)
Atividades de leitura e de entendimento de reportagem jornalística.
I - A reportagem referente a
“sacolinhas plásticas” dos supermercados publicada pela Folha de São Paulo, terça feira, 22 de maio
de 2012, segundo caderno “B”, apresenta-se em duas linguagens: a escrita e a
gráfica. Leia a reportagem e comente o seu entendimento em ambas as linguagens.
1-
Na
linguagem escrita, logo no 1º parágrafo, quem e quantos são favoráveis à
distribuição das sacolinhas plásticas pelos supermercados?
Resposta:
2-
Leia
o 2º parágrafo e responda:
Como , através do que, de que maneira
o leitor (você) ficou sabendo da informação dada no 1º parágrafo?
Resposta:
3-
Pesquise
no Google o que é Datafolha e responda com as suas palavras.
Resposta:
4-
Leia
o 3º parágrafo e comente o posicionamento da “Plastivida”. Antes, olhe no
dicionário o sentido da palavra banimento do verbo banir. Ela é contra ou a favor
da distribuição das sacolinhas pelos Supermercados? Por quê?
Resposta:
5-
No
décimo parágrafo, intitulado Razões,
você poderá ler o posicionamento dos entrevistados sobre o “banimento” das
sacolinhas dos supermercados. Responda qual é o percentual de pessoas que acham
que as sacolinhas foram retiradas dos supermercados por:
a)
Interesse
econômico?
b)
Imposição
das autoridades?
c)
Cuidados
com o meio ambiente?
6-
O
que você entende por interesse econômico?
Resposta:
Imposição das autoridades?
Resposta:
Cuidados com o meio ambiente?
Resposta:
7-
No
sexto parágrafo, é citado um órgão que comporta autoridade. Cite-o.
Resposta:
8-
No
décimo segundo parágrafo há a fala de alguém, marcada pelo sinal de aspas.
a)
Quem
está falando?
b)
Qual
é o posicionamento dele?
9-
Leia
no “Painel do Leitor” o posicionamento
de um leitor sobre as “sacolinhas”.
Qual é o posicionamento deste leitor?
Resposta:
10-
E
qual é o seu (aluno) posicionamento em relação ao “banimento” das sacolas
plásticas dos supermercados?
Escreva para o “Painel do Leitor”
II – Observe as informações no gráfico 01 e escreva, na sequência de
percentual, ou seja, do maior para o menor número de entrevistados em relação
ao posicionamento referente ao uso das sacolinhas plásticas dos supermercados.
Por exemplo. Observe o último gráfico, o 05:
75% não percebeu mudança no preço dos produtos após a retirada das
sacolas plásticas
23% percebeu aumento nos preços
02% percebeu redução nos preços.
Através do resultado da pesquisa mostrada no gráfico 05, observa-se que
os supermercados não estão descontando o preço das sacolas nos produtos. Os
supermercados estão lucrando com a retirada das sacolas porque eles não estão
mais tendo custos com as sacolas.
Agora, faça o mesmo que foi feito no exemplo considerando os dados do
gráfico 01. Descreva desde o percentual dos entrevistados, na ordem
decrescente, considerando as cores nos gráficos e os espaços no gráfico. Depois
escreva a sua constatação.
OBSERVAÇÃO 01 : Após responder a
todas as questões, enviem -nas para o e-mail: escolarobertoveltre@gmail.com
OBSERVAÇÃO 02: Aguarde que as questões serão devolvidas corrigidas pela
diretora Nilda com nota e comentários.
OBSERVAÇÃO 03: Após todos os alunos se posicionarem escrevendo para
“Painel do Leitor”, a professora da Oficina Curricular de Experiências
Matemáticas deverá propor a transformação dos
resultados dos posicionamentos em gráficos.
OBSERVAÇÃO 04: Todo o suporte (ajuda/orientação) para responder às
questões adequadamente, bem como o envio das questões, o acesso da devolução
das questões será dada pela professora Patrícia.
Bom Trabalho
Nilda Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário